Seguir para o conteúdo.

Centimfe

Secções
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada » Notícias » 2010 » Jornada de Centros Tecnológicos EUROACE

Jornada de Centros Tecnológicos EUROACE

Decorreu no passado dia 29 de Junho de 2010 a Jornada de Centros Tecnológicos EUROACE (Euro Região Alentejo Centro Estremadura) integrada nas actividades do projecto RITECA.

Esta Jornada teve lugar na Aula Magna da Universidade da Estremadura em Badajoz, Espanha integrada nas actividades do projecto RITECA e organizada pelos parceiros da junta da Estremadura.

O projecto RITECA tem como objectivo geral a criação de um marco de colaboração entre instituições de Portugal das regiões Centro e Alentejo e da Estremadura no âmbito da Investigação, do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que facilite e acelere a aproximação destas regiões no cumprimento dos objectivos de Lisboa da União Europeia.

O programa da jornada contou com a abertura por parte da Sra Maria Dolores Aguilar Seco, Segunda Vice-presidente e Conselheira de Economia, Comercio e Inovação da Junta de Estremadura que deu o enquadramento da importância da jornada para ambos os países envolvidos, nomeadamente na aproximação e colaboração entre ambos.

Em seguida ocorreu uma intervenção pelo Dr. Carlos Martínez Alonso, ex- Secretario de Estado de Investigação de Espanha que deu grande enfoque na sua apresentação nas preocupações com o presente e futuro ao nível económico, energético, ambiental e de sustentabilidade do nosso planeta. Tendo mostrado as dificuldades que se apresentam aos governos neste período de crise no estabelecimento de estratégias face à turbulência e incerteza.

Foram realizadas nesta jornada duas apresentações de âmbito nacional, tendo uma sido apresentada pelo Professor Manuel Laranja em representação do Ministério da Economia e Ambiente, que deu grande enfoque na preocupação Portuguesa relativamente às questões ambientais nomeadamente na redução dos níveis de carbono. Foram também apresentadas as estratégias nacionais em variados domínios, por exemplo na disponibilização aos utentes de unidades de abastecimento de energia para veículos eléctricos servindo estas também como incentivo para a aquisição de veículos eléctricos.

Das apresentações Portuguesas fez também parte uma comunicação da RECET (Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal) realizada pelo Eng. Victor Francisco (em substituição do Dr. Gonçalo Xavier) que apresentou os diversos Centros Tecnológicos em Portugal incluindo o seu modelo de funcionamento, demonstrando o trabalho cooperativo em rede entre estes centros, as indústrias que representam e o sistema científico-tecnológico. Foi dado ênfase por ambos os oradores a importância da criação de ligações de proximidade entre estas entidades do sistema científico-tecnológico em Portugal e as empresas, centros e universidades em Espanha como via de complementar conhecimentos participando em projectos comuns visando o aumento da competitividade de ambos os países.