Seguir para o conteúdo.

Centimfe

Secções
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada » Projectos » Concluídos » Mouldforce

Mouldforce

Introdução

O desenvolvimento e o fabrico de moldes de injecção para plásticos são actividades de grande importância técnica e comercial em Portugal.
O Mouldforce surge como um projecto de investigação científica com vista à optimização do Projecto de Moldes e Fabrico de Moldes de Injecção.
Este projecto pretende abordar o problema do projecto de sistemas de actuação de extração em peças de profundidade apreciável, em que o esforço da extração force à obrigação específica da sua previsão. Está também previsto a obtenção de rotinas específicas para este tipo de molde.
Importa realçar que este projecto se insere numa ideia Eureka para o sector dos Moldes para Plásticos.

Objectivos

O Projecto MOULDFORCE, aprovado no âmbito do programa ICPME (Programa Operacional Iniciativa Comunitária Pequenas e Médias Empresas) pretende:

  • Molde protótipo: Fabricação de um molde protótipo que será apetrechado com acessórios para sensorização e monotorização do processo de injecção;

  • Identificar parâmetros de processamento mais importantes para a previsão da força de extração;

  • Desenvolver uma rotina de projecto com base na integração e sistematização dos conhecimentos adquridos;

  • Desenvolver Know-How Nacional no domínio do Projecto e Fabrico de Molde de Injecção.

Fases do Projecto

  • Concepção e desenho para fabricação do molde;

  • Identificação dos parâmetros de processamento para a previsão da força da extracção;

  • Molde Protótipo;

  • Rotina de projecto: integração dos conhecimentos adquiridos.

Parceiros

Empresas

A empresa Moliporex, fundada em 1986 tem-se desenvolvido e adquirido vasta experiência na produção de moldes, na moldação por injecção e na produção integrada por computador.
Visite-nos em www.moliporex.pt

SOMOLTEC Fundada em 1979 na Marinha Grande, a SOMOLTEC produz moldes de alta qualidade para injecção e insuflação de termoplásticos, compressão e fundição injectada.

Entidades de I&D

O Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos é uma instituição de utilidade pública, criada em 1991 para apoiar o desenvolvimento das indústrias de moldes, ferramentas especiais e plásticos.
Visite-nos em www.centimfe.com

A Universidade do Minho é desde há cerca de 20 anos a única universidade portuguesa com um Departamento e cursos de graduação e pós graduação específicos de Engenharia de Polímeros.
Visite-nos em www.dep.uminho.pt

A Faculdade de Engenharia da Universidade de Salerno foi fundada em 1983, e engloba vários departamentos, dos quais fazem parte o de Química e Engenharia Alimentar. Visite-nos em www.dica.unisa.it

Resultados

Para o dimensionamento dos canais de alimentação do molde, foi utilizado um software CAE de moldação por injecção. Com este software, foi possível planear toda fase experimental sendo calculada a janela deb processamento para cada termoplástico. Durante a fase de injecção, foi utilizado o molde acoplado a uma máquina injectora DEMAG de 100 toneladas. Os valores da temperatura, da pressão e da força de extracção, foram registados através de sensores colocados ao longo da peça ligados a um sistema de aquisição de dados.

Para mais informação contactar:

Billy Araújo

Centimfe

Zona Industrial, Rua da Espanha,

Lote 8, Apartado 313,

2431-904, Marinha Grande

Portugal

Telef.: 244 545 600

ou visitar a página do Mouldforce na Universidade do Minho: http://www.dep.uminho.pt/np/mforce.htm