Seguir para o conteúdo.

Centimfe

Secções
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada » Projectos » Concluídos » Projecto e Fabrico de Moldes - 3ª Edição

Projecto e Fabrico de Moldes - 3ª Edição

Enquadramento e Objectivos

A indústria portuguesa de moldes para plásticos é um paradigma de sucesso empresarial e de capacidade de inovação, detendo uma quota de 3% do mercado mundial de moldes para plásticos e borrachas.

A importância estratégica do sector e a contínua necessidade de iniciativa tecnológica implicam a necessidade de formação de quadros especializados ao mais alto nível.

Este projecto de formação pós graduada, em sintonia com os sectores industriais dos moldes e dos plásticos, destina-se a activos com formação de base em Engenharia, e tem como objectivos reciclar e actualizar a formação científica de base de quadros do sector.

Fazendo a transposição dos saberes acumulados na Universidade do Minho, aposta-se na sua integração para o projecto de moldes, e na introdução de áreas com potencial relevância para a inovação de processos e aumento da capacidade competitiva da indústria portuguesa.
Este projecto conta com o apoio da ADI - Agência de Inovação.

A Universidade do Minho e a Indústria

Na Escola de Engenharia funciona, há mais de 20 anos, o Departamento de Engenharia de Polímeros, vocacionado para o apoio aos sectores das indústrias de moldes e plásticos, tendo graduado mais de 200 engenheiros.

Outros departamentos, como os de Mecânica, Produção e Sistemas de Electrónica Industrial têm desenvolvido actividade em colaboração com a indústria, e possuem hoje quadros altamente especializados em sectores chave da organização e produção industriais.

Além disso, a Universidade tem desenvolvido a cultura de colaboração com a indústria através de contactos estreitos com as próprias empresas, as suas associações sectoriais e Centros Tecnológicos. O exemplo mais paradigmático são os cursos de pós-graduação em Engenharia de Polímeros, em que a Universidade tem contado com a colaboração do Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.

Plano de Estudos


Programa de Homogeneização UC
Moldes para Injecção de Plásticos 10h
A Indústria de Moldes e de Injecção de Plásticos 6h
Desenho de Moldes 6h + 10h
Introdução aos Plásticos 10

1º Semestre UC
Materiais para Moldes 30h
Moldação por Injecção 33h
Tecnologias de Fabrico I 33h
Projecto de Moldes I 33h
Seminários 30h
Opção 1
Opção 2
Transferência de Calor 15h
Materiais Plásticos 15h
Complementos de Mecânica de Sólidos 15h
Redes de Comunicação Informáticas 22h
Qualidade Industrial 15h

2º Semestre UC
Sistemas de CAD/CAM/CAE 30h
Análise e Controlo de Custos 33h
Tecnologias de Fabrico II 33h
Projecto de Moldes II 60h
Seminários 30h
Opção 3  
Opção 4  
Opção 5  
Concepção de produtos 15h
Prototipagem 19h
Métodos Numéricos em Engenharia 15h
Mecatrónica 22h
Engenharia Industrial 15h
Organização de Empresas 15h

3º e 4º Semestres * UC
Dissertação  
* Só para alunos do Curso de Mestrado

Informação Útil

Organização das Pós-Graduações

Funcionam dois cursos com parte curricular comum: Mestrado e Especialização. Os candidatos ao Curso de Mestrado, após a parte curricular, fazem uma dissertação durante um semestre adicional.

A parte curricular dos cursos funciona durante dois semestres, normalmente com as aulas em regime de fim de semana (sextas feiras e sábados) ou de curso intensivo.

O Curso de Especialização pode ser frequentado em regime de tempo parcial ao longo de quatro semestres lectivos consecutivos.

As aulas funcionam maioritariamente nas instalações Centimfe, em Santa Maria da Feira, e também, na Universidade do Minho, em Guimarães.

Corpo Docente

Os cursos são assegurados por docentes doutorados da Universidade do Minho (Departamento de Engenharia Mecânica, de Polímeros, de Produção e Sistemas, de Electrónica Industrial e de Informática), da University of Gallway(Irlanda), da Hogeschool Gent (Bélgica) e da Universidade de Vigo (Espanha).

Habilitações de Acesso

Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado os titulares de licenciaturas em Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Produção ou outra licenciatura equivalente, com classificação mínima de 14 valores.

A candidatura ao Curso de Especialização não está condicionada a nota mínima na Licenciatura.

Todas as informações adicionais deverão ser solicitadas ao :
    Director dos Cursos de Pós-Gradução em Projecto e Fabrico de Moldes
    Universidade do Minho - Escola de Engenharia
    Fax: 253 - 514400
    e-mail : asp@eng.uminho.pt
                asm@eng.uminho.pt
                mmaraujo@eng.uminho.pt     

Outras informações:
http://presidencia.eng.uminho.pt/Mestrados