No passado dia 2 de Junho, teve lugar no ENSCBP (Bordeaux INP), o 1º Seminário sobre Fabrico Aditivo Metálico e Materiais Avançados organizado pelo Instituto de Química da Matéria Condensada de Bordéus (ICMCB-CNRS). O programa incluiu 14 apresentações, tendo o evento a participação de 50 pessoas de diferentes empresas, stakeholders da região de Nouvelle Aquitaine, laboratórios académicos, centros técnicos e estudantes de doutoramento e de engenharia.

O evento que decorreu durante todo o dia contou, para além de apresentações dos parceiros do projeto SAMT SUDOE, nomeadamente o CENTIMFE, com comunicações de empresas e instituições reconhecidas no âmbito do Fabrico Aditivo e Materiais Avançados como: ENSAM, TECNALIA, WeAre Aerospace e Erasteel e Granta Design. Foram também apresentados trabalhos de tese na área de fabrico aditivo de metais por estudantes de doutoramento.
 
No início da manhã, Stéphane Gorsse (parceiro francês no Projeto) saudou os assistentes e fez uma breve introdução sobre o tema do seminário e atividades do ICMCB no campo do Fabrico Aditivo Metálico e Materiais Avançados.
Em seguida, Alejandro Fernández de Mera, coordenador de Projetos do CEIV, realizou uma apresentação sobre projeto SAMT SUDOE (www.samtsudoe.com), que enquadrou este evento. Rui Soares do CENTIMFE, parceiro Português no projeto, apresentou os resultados do inquérito realizado em França, Portugal e Espanha, com o objetivo de conhecer o nível de conhecimento e implementação destas tecnologias dentro nas empresas.

Após estas três apresentações de abertura, a manhã foi dividido em duas partes: (i) comunicações relacionadas com a cadeia de valor do fabrico através fusão seletiva por laser foram apresentados por Nicolas Saintier (ENSAM, projeto FURTURPROD) e Jerome Ibarzo (TECNALIA), e (ii) a minha tese em 15 minutos deu a oportunidade de estudantes de doutoramento (Cassiopée Galy, Jonathan Stef, Rémi Lacoste, e Bastien Vaysette) da região de Nouvelle Aquitaine (graças à secção SF2M sud-ouest) para falarem sobre o seu trabalho de tese na área de fabrico aditivo de metais.

Durante o almoço, foi realizado um matchmaking para favorecer a discussão entre os participantes e visando iniciar novos projetos colaborativos. Este foi um frutífero intercâmbio entre acadêmicos, industriais e estudantes.

Na parte da tarde, Matthias De Sousa (WeAre Aerospace) e Charlotte Mayer (Erasteel) deu uma visão geral sobre as várias técnicas disponíveis para a produção de pós esféricos de ligas metálicas para fabrico aditivo. Stéphane Godet (Universidade Livre de Bruxelas) apresentou o seu trabalho sobre as microestruturas e propriedades mecânicas das ligas de titânio processadas por fusão seletiva por feixe de eletrões (SEBM). Luc Aixala (CEA-LITEN) forneceu uma visão geral dos estudos sobre o fabrico aditivo metálico realizados no CEA-LITEN. Finalmente Victor Arnoux (Granta Design) mostrou um novo pacote de software que permite a gestão e análise dos materiais e processo de informação para o desenvolvimento e produção de peças fabricadas por via aditiva.






Autenticação

Contactos

Zona Industrial do Casal da Lebre
Rua da Espanha, Lote 8
2430-028 Marinha Grande

Telefone: (+351) 244 545 600

Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadas GPS:  39° 43' 14.8074" N   |   -8° 55' 52.9998" W