O CENTIMFE participou na reunião de kick-off do projeto IDERCEXA-POCTEP, no dia 28 de junho 2017 em Mérida, Espanha.

A Agência de Energia Extremadura (Agenex) é promotor líder deste projeto aprovado no âmbito do programa INTERREG POCTEP – Espanha – Portugal.

Esta reunião contou com a presença de todos os parceiros do projeto, no total, envolveu 17 parceiros da região da Extremadura (Espanha) e da região Centro e Alentejo (Portugal), entre os quais centros tecnológicos, universidades, associações empresariais e da Junta de Extremadura, através das direções gerais da Arquitetura e da Indústria, Energia e Minas.

O objetivo final do projeto IDERCEXA é promover a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de energia para implementação nas regiões da Extremadura (em Espanha) e nas regiões Centro e Alentejo (Portugal). Para isso, o projeto tem um orçamento de mais de 3,9 milhões de euros.

O prazo para a implementação deste projeto termina no final de 2019, de modo que o consórcio "tem dois anos e meio para implementar uma ampla gama de ações" que consistem em pesquisas sobre novos desenvolvimentos tecnológicos (tecnologias energéticas inovadoras) e implementação "possível" projetos-piloto em empresas do sector metalomecânico, eletrotécnico e agro-industria para, em seguida, analisar os resultados.

No que se refere as linhas de trabalho, as tecnologias selecionadas são:
- Geração de água / vapor: investigada a partir de sistemas inovadores, que utilizam energia solar e a sua aplicação e que ainda não foi explorada;
- Tecnologias que utilizam resíduos de biomassa (bioeconomia); e
- Tecnologias relativas à construção e mobilidade sustentável.





Projecto Co-financiado por:

Autenticação

Contactos

Zona Industrial do Casal da Lebre
Rua da Espanha, Lote 8
2430-028 Marinha Grande

Telefone: (+351) 244 545 600

Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadas GPS:  39° 43' 14.8074" N   |   -8° 55' 52.9998" W