Formação de Defeitos em Peças Plásticas por Injeção - 2ª edição

O Centimfe face ao número elevado de inscrições recebidas para esta formação que iniciou a 22 de Março, vai realizar uma 2ª edição no próximo mês de Maio.

Faça desde já a sua inscrição aqui (temos apenas 7 inscrições disponíveis) 


Consulte desde já os conteúdos programáticos


                                                                            Inscrições AQUI


Materiais Plásticos - inicio a 21 de Março                                          Defeitos em Peças Plásticas por Injeção - inicio a 22 de Março

                                                             



Para informação adicional: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Durante os dias 23 e 24 de Janeiro o Centimfe participou numa visita ao Kunststoff-Institut em Lüdenscheid com objetivo de conhecer em detalhe esta instituição e estabelecer contactos visando a identificação de oportunidades de colaboração nomeadamente em propostas de projetos no âmbito do Horizon 2020. 

O Kunststoff-Institut é um Centro de Competência localizado em Lüdenscheid na Alemanha envolvendo 384 membros focado nos Plásticos e Tecnologias de Superfície sendo estas áreas de extrema importância para o Centimfe. 

Durante esta visita foi possível assistir a diversas apresentações, nomeadamente da instituição e da sua rede, atividades e serviços assim como sobre os diversos projetos Internacionais e conjuntos de I+D do instituto com empresas.

O Centimfe participou também numa visita guiada, tomando contacto com as diferentes atividades, serviços, tecnologias, materiais e produtos desenvolvidos nesta instituição assim como com demonstradores de projetos de I+D apresentados.

Foi manifestado o interesse do Kunststoff-Institut-Lüdenscheid em visitar o Centimfe para conhecer melhor e as suas atividades, estando o Centimfe a preparar esta visita.

    

O CENTIMFE esteve presente no evento “Indústria 4.0 – Economia Digital”, que teve lugar no passado dia 30 de janeiro no Instituto Politécnico de Leiria, através da exposição de vários projetos do Centro destacando-se o Pense Indústria, FORM2Inov, Re-Graphiti - Da grafite resíduo ao grafeno reforço, SAM – Smart Active Mould, I4M – Inovação no MicroMolde e Micromanipulação e Projeto BoP - Bomba de Óleo com componentes em Polímeros.

O projeto Pense Indústria também marcou presença com o objetivo de demonstrar as atividades desenvolvidas e levou consigo cerca de 200 alunos das escolas participantes no projeto designadamente a ETAP, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Colégio Conciliar Maria Imaculada e o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.
Ao longo da manhã foram realizadas várias atividades de demonstração pelos técnicos do projeto com os alunos e professores presentes no evento.    

                                      




O CENTIMFE viu aprovada mais uma candidatura, neste caso o núcleo de I&D em co-promoção MAIS - MOLDIT Advanced Innovation System. Este projeto tem como promotor líder a empresa MOLDIT e como co-promotores o IPC - Universidade do Minho e o CENTIMFE.

O projeto MAIS - MOLDIT Advanced Innovation System visa a constituição e dinamização de uma estrutura colaborativa, um núcleo de I&D, assente no estabelecimento de uma parceria estratégica de médio e longo prazo entre a empresa MOLDIT e duas entidades não empresariais do sistema I&I, o CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas Especiais e Plásticos, e o IPC - Centro de Investigação Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho. O núcleo MAIS, que envolve técnicos das três entidades, desenvolverá atividades colaborativas de natureza I&I para as quais os copromotores disponibilizarão uma equipa qualificada, assim como os equipamentos e infraestruturas necessárias à realização das atividades e concretização dos objetivos.

Esta estrutura irá dinamizar ações que promovam a capacidade de inovar, a criação de condições favoráveis para a criação de saber, a preparação de profissionais competentes e a transferência de conhecimento e tecnologia na temática do ciclo de desenvolvimento do Molde desde a conceção do Produto até à Industrialização com especial ênfase nas ferramentas moldantes inteligentes e eco-sustentáveis, na injeção de novos materiais termoplásticos e materiais compósitos e In Mould Operations.

Como resultado destas ações de I&I a MOLDIT pretende posicionar-se a curto prazo na linha da frente dos fornecedores mundiais de moldes de elevado desempenho, suportados em novos conceitos de projeto e integração de soluções avançadas de automação, sensorização e inteligência, e também no fornecimento de peças injetadas em novos materiais termoplásticos e novos materiais compósitos que se caracterizam pelo reduzido peso e elevado desempenho.



Autenticação