O CENTIMFE participou na reunião de kick-off do projeto IDERCEXA-POCTEP, no dia 28 de junho 2017 em Mérida, Espanha.

A Agência de Energia Extremadura (Agenex) é promotor líder deste projeto aprovado no âmbito do programa INTERREG POCTEP – Espanha – Portugal.

Esta reunião contou com a presença de todos os parceiros do projeto, no total, envolveu 17 parceiros da região da Extremadura (Espanha) e da região Centro e Alentejo (Portugal), entre os quais centros tecnológicos, universidades, associações empresariais e da Junta de Extremadura, através das direções gerais da Arquitetura e da Indústria, Energia e Minas.

O objetivo final do projeto IDERCEXA é promover a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de energia para implementação nas regiões da Extremadura (em Espanha) e nas regiões Centro e Alentejo (Portugal). Para isso, o projeto tem um orçamento de mais de 3,9 milhões de euros.

O prazo para a implementação deste projeto termina no final de 2019, de modo que o consórcio "tem dois anos e meio para implementar uma ampla gama de ações" que consistem em pesquisas sobre novos desenvolvimentos tecnológicos (tecnologias energéticas inovadoras) e implementação "possível" projetos-piloto em empresas do sector metalomecânico, eletrotécnico e agro-industria para, em seguida, analisar os resultados.

No que se refere as linhas de trabalho, as tecnologias selecionadas são:
- Geração de água / vapor: investigada a partir de sistemas inovadores, que utilizam energia solar e a sua aplicação e que ainda não foi explorada;
- Tecnologias que utilizam resíduos de biomassa (bioeconomia); e
- Tecnologias relativas à construção e mobilidade sustentável.





Projecto Co-financiado por:




O projeto EFIndústria – Indústria Eficiente @ Leiria visa a implementação de medidas de eficiência energética com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica nas empresas do sector industrial da região de Leiria.

Este projeto, no qual a ENERDURA - Agência Regional de energia da Alta Estremadura, se encontra a participar como parceira da NERLEI, é financiado pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) através do PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo), sendo financiado a 40% (não reembolsável) e prevendo investimentos como:
  • Instalação de equipamentos mais eficientes que promovam uma efetiva redução do consumo e custos de energia elétrica das empresas a intervencionar, nomeadamente:
    • Motores de Alto Rendimento;
    • Variadores Eletrónicos de Velocidade;
    • Baterias de Condensadores.
  • Implementação de Sistemas de Gestão de Energia que permitam às empresas uma significativa melhoria do processo de gestão da energia dos seus processos produtivos.

Os interessados em participar nesta medida e usufruir do apoio para a instalação destes equipamentos, assim como, da implementação de um Sistema de Gestão de Energia, deverão entrar em contacto com a ENERDURA (www.enerdura.pt).

Foi assinado no passado dia 20 maio, integrado na Semana do Empreendedorismo, o Protocolo de parceria entre BomRent, Centimfe, Cefamol e PoolNet que visa o aluguer de viaturas com condições exclusivas para estas instituições e seus associados.

      

Se é nosso associado, aproveite esta oportunidade! Consulte as condições exclusivas.
No passado dia 2 de Junho, teve lugar no ENSCBP (Bordeaux INP), o 1º Seminário sobre Fabrico Aditivo Metálico e Materiais Avançados organizado pelo Instituto de Química da Matéria Condensada de Bordéus (ICMCB-CNRS). O programa incluiu 14 apresentações, tendo o evento a participação de 50 pessoas de diferentes empresas, stakeholders da região de Nouvelle Aquitaine, laboratórios académicos, centros técnicos e estudantes de doutoramento e de engenharia.

O evento que decorreu durante todo o dia contou, para além de apresentações dos parceiros do projeto SAMT SUDOE, nomeadamente o CENTIMFE, com comunicações de empresas e instituições reconhecidas no âmbito do Fabrico Aditivo e Materiais Avançados como: ENSAM, TECNALIA, WeAre Aerospace e Erasteel e Granta Design. Foram também apresentados trabalhos de tese na área de fabrico aditivo de metais por estudantes de doutoramento.
 
No início da manhã, Stéphane Gorsse (parceiro francês no Projeto) saudou os assistentes e fez uma breve introdução sobre o tema do seminário e atividades do ICMCB no campo do Fabrico Aditivo Metálico e Materiais Avançados.
Em seguida, Alejandro Fernández de Mera, coordenador de Projetos do CEIV, realizou uma apresentação sobre projeto SAMT SUDOE (www.samtsudoe.com), que enquadrou este evento. Rui Soares do CENTIMFE, parceiro Português no projeto, apresentou os resultados do inquérito realizado em França, Portugal e Espanha, com o objetivo de conhecer o nível de conhecimento e implementação destas tecnologias dentro nas empresas.

Após estas três apresentações de abertura, a manhã foi dividido em duas partes: (i) comunicações relacionadas com a cadeia de valor do fabrico através fusão seletiva por laser foram apresentados por Nicolas Saintier (ENSAM, projeto FURTURPROD) e Jerome Ibarzo (TECNALIA), e (ii) a minha tese em 15 minutos deu a oportunidade de estudantes de doutoramento (Cassiopée Galy, Jonathan Stef, Rémi Lacoste, e Bastien Vaysette) da região de Nouvelle Aquitaine (graças à secção SF2M sud-ouest) para falarem sobre o seu trabalho de tese na área de fabrico aditivo de metais.

Durante o almoço, foi realizado um matchmaking para favorecer a discussão entre os participantes e visando iniciar novos projetos colaborativos. Este foi um frutífero intercâmbio entre acadêmicos, industriais e estudantes.

Na parte da tarde, Matthias De Sousa (WeAre Aerospace) e Charlotte Mayer (Erasteel) deu uma visão geral sobre as várias técnicas disponíveis para a produção de pós esféricos de ligas metálicas para fabrico aditivo. Stéphane Godet (Universidade Livre de Bruxelas) apresentou o seu trabalho sobre as microestruturas e propriedades mecânicas das ligas de titânio processadas por fusão seletiva por feixe de eletrões (SEBM). Luc Aixala (CEA-LITEN) forneceu uma visão geral dos estudos sobre o fabrico aditivo metálico realizados no CEA-LITEN. Finalmente Victor Arnoux (Granta Design) mostrou um novo pacote de software que permite a gestão e análise dos materiais e processo de informação para o desenvolvimento e produção de peças fabricadas por via aditiva.






Autenticação