CONTEÚDO PROGRAMÁTICO                                                      INSCRIÇÕES



OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio vai realizar em parceria com o CENTIMFE e a Pool-Net a 12ª edição da Semana do Empreendedorismo que terá lugar nas suas instalações de 21 a 26 de maio de 2018.

Ao longo da semana vamos procurar debater alguns temas importantes para aqueles empreendedores que já são empresários ou que o pretendem vir a ser.

Serão apresentadas OPORTUNIDADES ao nível dos apoios ao empreendedorismo e à inovação, OPORTUNIDADES que surgem da capacidade de INOVAR em áreas como a Internet of Things e a Additive Manufacturing, OPORTUNIDADES de financiamento através de Business Angels, e OPORTUNIDADES na INDÚSTRIA para desenvolvimento de uma carreira profissional e de criação de negócios.
 
Durante seis dias irão decorrer um conjunto de iniciativas de grande visibilidade e valia para a nossa Região, onde destacamos o envolvimento de responsáveis de várias instituições como sejam CCDRC, CIMRL, IAPMEI, ANI, AICEP, Cosec, BPI, CGD, Escolas, Politécnicos e Universidades, Municípios, Empresas, Empreendedores e Estudantes.

Iremos dinamizar FINS DE TARDE COM EMPREENDEDORES, WORKSHOPS, PEQUENO-ALMOÇO COM EMPREENDEDORES, um JANTAR VINÍCO e terminamos no sábado com o evento MOTIVA-TE - QUE LUGAR NO MUNDO DO TRABALHO que tem como objetivo ajudar os Jovens que sentem dificuldades na sua decisão de escolha das suas áreas de formação visando a sua Empregabilidade no Futuro.

A SEMANA DO EMPREENDEDORISMO destina-se a TODOS os EMPREENDEDORES, e em especial aqueles que procuram encontrar um caminho para o seu futuro!


Consulte o programa da Semana AQUI

INSCRIÇÃO


ALTERAÇÃO DE DATA DE INÍCIO - 21 DE MAIO




INSCRIÇÕES ABERTAS!
Publicitação de Edital de Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto TOOLING4GAdvanced Tools for Smart Manufacturing, referência n.º 24516, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir Mestrado em Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Afins, Engenharia Aeronáutica/ Aerospacial, dando-se preferência a candidatos com conhecimentos e experiência na utilização de softwares de desenvolvimento de produto (CAD/CAE), materiais, tecnologias de produção de moldes e gestão industrial.

 

Plano de trabalhos: o bolseiro integrará a equipa de investigação do projeto Mobilizador TOOLING4G e desenvolverá trabalhos de investigação nas áreas de desenvolvimento e produção de ferramentas multiprocesso, análise estrutural, investigação e desenvolvimento em torno da produção zero defeitos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. em vigor e Regulamento de Bolsas de Investigação do CENTIMFE.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, sito em Zona Industrial, Lote - Rua da Espanha, 2430-028 Marinha Grande, sob a orientação científica do Mestre António Baptista.

Para mais informação aceda aqui ao documento oficial.




O CENTIMFE é Co-promotor do Projeto SAMT SUDOE, que visa a Disseminação do Fabrico Aditivo (AM) e Materiais Avançados para a promoção das tecnologias industriais chave (KET) para o setor industrial de moldes e transformadores de plásticos dentro do espaço SUDOE.

Para esta conferência o consórcio SAMT SUDOE apresentou um paper* e um poster*, inerentes aos resultados dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto SAMT SUDOE, nomeadamente quanto ao estudo realizado no âmbito do GT1 - Diagnostico do estado da arte das tecnologias aditivas e materiais avançados no espaço SUDOE, quer na vertente das PMEs, quer ao nível das Entidades do Sistema Cientifico e Tecnologico. Esta atividade é liderada pelo CENTIMFE e conta com participação dos co-promotores AIJU e ICMBC

A conferência serviu também para acompanhar as novidades e desenvolvimentos nos domínios do Fabrico Aditivo(AM) (Additive Manufacturing). Foram apresentados diversos trabalhos provenientes da academia alemã e de vários institutos Fraunhofer: temas de fronteira, otimizações e demonstradores laboratoriais.. 

Através desta participação podemos constatar que a Europa encara o Fabrico Aditivo como área chave na sua estratégia de crescimento, apostando fortemente na investigação e desenvolvimento neste domínio em proximidade com a indústria e governo. 



                                                                                                  PAPER                                               POSTER