O CENTIMFE participou na terceira reunião de acompanhamento do projeto IDERCEXA, que teve lugar em Cáceres (Espanha), no dia 26 de abril 2018.

Na reunião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos por cada um dos parceiros do projeto e foi feito um balanço da execução física e financeira.

A empresa responsável pela comunicação do projeto (INPRESS), apresentou o plano de comunicação, que inclui, entre outros, a elaboração de uma newsletter e uma forte presença online, através de página web e redes sociais.

A próxima reunião do projeto IDERCEXA ficou agendada para setembro de 2018 e será organizada pela equipa de investigadores do Instituto Politécnico de Portalegre.


















O objetivo global do projeto IDERCEXA é promover a I&D+I em setores empresariais fortes no EUROACE (Alentejo-Centro e Extremadura), como são a metalomecânica e a eletrotécnica, através da colaboração com os centros tecnológicos (para implementação de novos produtos baseados em tecnologias energéticas inovadoras).

Incrementar a introdução de novos desenvolvimentos tecnológicos (novos produtos e serviços em tecnologias energéticas inovadoras) pertencentes a sectores-chave que foram identificados nas RIS de cada região, por forma a incrementar a competitividade internacional das empresas do espaço EUROACE.

Assim, procurar-se-á incrementar a quota de I + D + i, próxima do mercado, nos setores metalomecânico e sector de atividade eletrotécnica, da região EUROACE.


Mais informações do projeto aqui


O CENTIMFE esteve presente na Semana do Empreendedorismo 2018, no seminário: ” Leaders and Followers: Challenge and opportunities in the adoption of Metal additive Manufaturing Tecnologies”  que decorreu no 21 de maio 2018, na Incubadora OPEN em Marinha Grande.

          
Para este seminário, o CENTIMFE em representação do consórcio SAMT SUDOE apresentou “O ROADMAP para o fabrico aditivo e materiais avançados na região SUDOE”.

Este ROADMAP é inerente ao resultado dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto SAMT SUDOE, nomeadamente quanto GT1 - Diagnostico do estado da arte das tecnologias aditivas e materiais avançados no espaço. Esta atividade é liderada pelo CENTIMFE e contou com participação dos co-promotores AIJU e ICMBC.
  
                                                

O CENTIMFE é Co-promotor do Projeto SAMT SUDOE, que visa a Disseminação do Fabrico Aditivo (AM) e Materiais Avançados para a promoção das tecnologias industriais chave (KET). 


Estão previstas novas sessões de apresentação pública, em Espanha (junho2018), França (junho2018) e em Portugal (Outubro2018, durante a Semana de Moldes).




             CONTEÚDO PROGRAMÁTICO                                                      INSCRIÇÕES



OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio vai realizar em parceria com o CENTIMFE e a Pool-Net a 12ª edição da Semana do Empreendedorismo que terá lugar nas suas instalações de 21 a 26 de maio de 2018.

Ao longo da semana vamos procurar debater alguns temas importantes para aqueles empreendedores que já são empresários ou que o pretendem vir a ser.

Serão apresentadas OPORTUNIDADES ao nível dos apoios ao empreendedorismo e à inovação, OPORTUNIDADES que surgem da capacidade de INOVAR em áreas como a Internet of Things e a Additive Manufacturing, OPORTUNIDADES de financiamento através de Business Angels, e OPORTUNIDADES na INDÚSTRIA para desenvolvimento de uma carreira profissional e de criação de negócios.
 
Durante seis dias irão decorrer um conjunto de iniciativas de grande visibilidade e valia para a nossa Região, onde destacamos o envolvimento de responsáveis de várias instituições como sejam CCDRC, CIMRL, IAPMEI, ANI, AICEP, Cosec, BPI, CGD, Escolas, Politécnicos e Universidades, Municípios, Empresas, Empreendedores e Estudantes.

Iremos dinamizar FINS DE TARDE COM EMPREENDEDORES, WORKSHOPS, PEQUENO-ALMOÇO COM EMPREENDEDORES, um JANTAR VINÍCO e terminamos no sábado com o evento MOTIVA-TE - QUE LUGAR NO MUNDO DO TRABALHO que tem como objetivo ajudar os Jovens que sentem dificuldades na sua decisão de escolha das suas áreas de formação visando a sua Empregabilidade no Futuro.

A SEMANA DO EMPREENDEDORISMO destina-se a TODOS os EMPREENDEDORES, e em especial aqueles que procuram encontrar um caminho para o seu futuro!


Consulte o programa da Semana AQUI

INSCRIÇÃO


ALTERAÇÃO DE DATA DE INÍCIO - 21 DE MAIO




INSCRIÇÕES ABERTAS!