|
Desde 1 de janeiro de 2024, as empresas deixaram de estar obrigadas a contribuir para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT). No entanto, os valores acumulados continuam disponíveis para resgate e podem ser utilizados em benefício dos trabalhadores, nomeadamente através de formação profissional. Esta é uma oportunidade importante para as empresas investirem no desenvolvimento de competências das suas equipas, reforçando simultaneamente a qualificação, produtividade e competitividade da organização. Segundo dados divulgados no início de 2026, permaneciam ainda cerca de 517 milhões de euros por mobilizar. A possibilidade de utilização destes fundos termina a 31 de dezembro de 2026, tornando este o momento ideal para confirmar o saldo disponível e preparar o respetivo processo.
Como pode ser utilizado o saldo do FCT? Os valores podem ser mobilizados para apoiar diferentes medidas em benefício dos trabalhadores, incluindo:
O pedido de mobilização deve ser realizado online através da plataforma dos Fundos de Compensação do Trabalho, indicando:
Contamos com uma equipa preparada para apoiar as empresas em todas as etapas do processo, desde a avaliação do saldo disponível até à identificação de soluções de formação ajustadas às necessidades de cada organização. Este é o momento certo para avaliar o saldo disponível e planear a utilização destes fundos. Os comentários estão fechados.
|
Categorias
Tudo
Histórico
Maio 2026
|