O CENTIMFE integra o Pacto para a Valorização da Economia Circular promovido pela CCDRC, que prevê a dinamização de um alargado conjunto de iniciativas que promovem práticas circulares.
Estão previstas realizar mais de 200 iniciativas até junho de 2021, que se espera tenham efeitos práticos no dia a dia de entidades públicas e privadas, como municípios, associações culturais e empresariais, empresas públicas e privadas, entidades da área da saúde, e ainda dez instituições de ensino superior. Neste âmbito, o CENTIMFE está a coordenar o projeto mobilizador S4PLAST – Sustainable Plastics Advanced Solutions, que junta uma parceria alargada envolvendo empresas e entidades do sistema de investigação e inovação. Este projeto de investigação será o catalisador para desenvolvimentos e inovações tecnológicas que induzirão à implementação de práticas circulares na indústria. A capacitação do CENTIMFE na metodologia de LCA (Life Cycle Analisys) corresponde a outra iniciativa que importa destacar, e que resulta de uma parceria com a FEUP no âmbito do programa Interface / FITEC - Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular.
No âmbito da Economia Circular, no passado mês de fevereiro o Centimfe promoveu a realização de 4 workshops na Marinha Grande e em Oliveira de Azeméis:
● ECONOMIA CIRCULAR: Desafios para a transição de uma Economia Linear para uma Economia Circular, nas Indústrias de Moldes e Plásticos; ● A SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL nas Indústrias de Moldes e Plásticos.
Com cerca de 200 participantes, os Workshops abordaram temas no âmbito da Indústria 4.0; da Economia Circular e Sustentabilidade e da CiberSegurança e contaram com oradores especialistas, do Centimfe, da APIP, de Empresas Industriais e da Comunidade Científica.
A partilha de conhecimento, experiências, preocupações e de desafios, trouxe aos participantes uma maior sensibilização, responsabilidade e confiança para os enfrentar; paralelamente a convicção de que os desafios da Sustentabilidade representam uma aposta da Comunidade em geral, com vista à SUSTENTABILIDADE dos RECURSOS. O CENTIMFE participa igualmente no projeto mobilizador ADD.ADDITIVE – Additive manufacturing to Portuguese industry, no qual entre outras atividades que desenvolve no projeto, disponibiliza o suporte técnico-científico à valorização de resíduos e subprodutos. No âmbito do projeto Mobilizador PRODUTECH.SIF o CENTIMFE está a participar num levantamento junto da indústria para identificação de excedentes/resíduos industriais para posterior criação de um repositório de excedentes/resíduos. Os comentários estão fechados.
|
Categorias
Tudo
Histórico
Dezembro 2024
|